Relatorio3
Realização: 10/05/2015
Nome: Adriano Garcia de Carvalho
Matrícula: 20042404003
Polo: Angra dos Reis
Experimento
Objetivos do experimento: Determinar experimentalmente a constante de Planck a partir da experiência proposta e comparar o valor obtido com o valor encontrado na literatura, analisando a concordância ou não em função dos erros experimentais da suas medidas.
Introdução: No processo pelo qual a radiação é emitida ou absorvida, esta é irradiada ou absorvida em pacotes discretos, cada um contendo quantidades quantizadas de energia. A quantidade discreta de energia eletromagnética irradiada ou absorvida pelo sistema equivale a uma unidade “ε = nhf”, onde “n” é um numero inteiro, “f” é a frequência da radiação e “h” é uma constante universal, em que a constante se tornou conhecida como a constante de Planck, possuindo um significado muito mais abrangente do que relacionar simplesmente a energia da radiação eletromagnética emitida ou absorvida e sua frequência, então para uma transição do sistema entre um nível de energia εi para um nível de energia εj (εi > εj ) a variação de energia será εi − εj = hf.
Descrição da experiência: A experiência consiste em estimar o valor da constante de Planck usando diferentes diodos emissores de luz. As curvas características de corrente versus tensão para diodos emissores de luz de diferentes cores serão medidas. Analisando estas curvas o valor do potencial de contato Vd de cada LED será obtido, e usando o valor conhecido do comprimento de onda da radiação emitida e da carga do elétron, pode ser determinado o valor da constante de Planck.
h = eVd / f
Monta-se um circuito com os LEDs para o levantamento das curvas de dados I – V, ligando um LED de cada vez e registrando a tensão e a corrente a partir do ponto em que este começa a acender.
Equipamento Utilizado:
- Placa com circuito base contendo: quatro diodos emissores de luz (LEDs das cores de luz azul, verde, amarelo e