EF Relatorio3
André Lucas Veríssimo de Souza 15/0030398
Iniciação a Engenharia Florestal – 165000
Tecnologia da Madeira
Aluno: André Lucas Veríssimo de Souza
Palestrante: Prof. Joaquim Carlos Gonçalves
Matrícula : 15/0030398
Data
01/04/2015
________________________________________________________________________________
1
Iniciação a Engenharia Florestal – 2015.1
André Lucas Veríssimo de Souza 15/0030398
Tecnologia da Madeira
Dentre as diversas áreas de atuação do engenheiro florestal está a tecnologia da madeira, esse ramo estuda as propriedades físico-químicas dos diversos tipos de madeira de forma a indicar o uso adequado para cada tipo, aumentar a qualidade e a quantidade de madeira produzida sempre visando a sustentabilidade na gestão dos recursos florestais.
Na indústria brasileira é cada vez mais comum a utilização de madeiras provenientes de florestas plantadas, na produção de celulose e papel 100% das árvores utilizadas são de florestas plantadas, nessas florestas as madeiras são plantadas em áreas específicas, com insumos de alta qualidade e depois colhidas para a produção industrial. Durante esse processo é importante se conhecer as propriedades da madeira utilizada para que o cultivo seja o mais eficiente possível.
As florestas plantadas comerciais existem no Brasil a aproximadamente um século mas foi somente de 50 anos pra cá, quando os cursos superiores começaram a formar profissionais especializados nessa área, que a ciência que possibilita seu uso sustentável começou a tornar comum essa prática na indústria.
Hoje em dia existe muito investimento em pesquisas nas áreas de melhoramento genético de espécies, o que propicia um aumento na produtividade das florestas plantadas e assim um melhor aproveitamento das áreas de plantio. Clones produzidos pelo cruzamento entre diferentes espécies criam árvores mais resistentes a pragas e doenças, com maior taxa de crescimento e maior produção de celulose.
A secagem da