Relatorio
MISCIBILIDADE
01/04/2013
1- ASSUNTO
Miscibilidade.
2- OBJETIVO
Determinar o valor em porcentagem volume por volume de uma amostra de gasolina comercial através do uso da miscibilidade.
3- INTRODUÇÃO A miscibilidade acontece quando os fluídos misturam-se ou dissolvem-se mutuamente, em todas as proporções. No entanto, quando os líquidos formam duas camadas distintas, são imiscíveis.
Pode-se determinar se uma mistura irá ser miscível ou não, por meio da sua polaridade. Podemos usar a diferença na eletronegatividade entre dois átomos para medir a polaridade de ligação entre eles.
O momento dipolo é caracterizado pela diferença de eletronegatividade que leva a uma ligação covalente polar. Como consequência, existe uma concentração de carga negativa no átomo mais eletronegativo, deixando o menos eletronegativo no lado positivo da molécula. Quando os dois átomos da molécula têm a mesma eletronegatividade, nenhum deles é capaz de garantir a presença dos elétrons por mais tempo que o outro. Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular.
Sabe-se que existem diferentes forças atrativas entre moléculas neutras: forças ion-dipolo, forças dipolo-dipolo, dispersão de london e ligação de hidrogênio.
4- MATERIAIS
* Béquer de vidro com capacidade de 100 mL; * Proveta de vidro com capacidade de 50,00 mL; * Pissete plástico; * Bastão de vidro
5- REAGENTES
* Água destilada - H2O; * Gasolina comercial
6- METODOLOGIA
Mede-se 20mL de gasolina em uma proveta de 50,00mL. Ajusta-se o menisco. Em seguida, adiciona-se mais 20,00mL de água destilada. Ajusta-se novamente o menisco. Agita-se a mistura por cerca de 2 minutos para devida homogeneização. Espera-se 2 minutos para a interação. Observa-se a formação de uma mistura bifásica.
.
7- RESULTADOS E DISCUSSÕES