Relatorio
Relatório da aula de Filosofia (lições 103 e 104)
O presente relatório relata os aspectos principais da aula nº 103 e 104 leccionada pelo professor Luís Ascensão.
A referida aula teve início às 10:26, seguido da leitura do sumário por parte do professor.
Depois traçámos os objectivos da aula, que consistiam: da leitura do relatório da aluna Ana Carolina; a filosofia transcendental, apriorismo ou criticismo de Kant; quais são para Kant as duas fontes do conhecimento; tabela de categorias; leitura e análise de textos, bem como, os conceitos de dogmatismo e criticismo. Começámos então a trabalhar com vista a atingir os objectivos da aula, acima transcritos. Depois da leitura do relatório da minha colega e da atribuição da sua nota, iniciámos com filosofia transcendental, apriorismo ou criticismo de Kant. O professor citou um texto de Kant sobre a origem do conhecimento, dizendo que:
“Há dois troncos do conhecimento humano, porventura oriundos de uma raiz comum, mas para nós desconhecidas, são a sensibilidade e o entendimento; pela primeira são nos dados os objectos, mas, pela segunda, são esses os objectos pensados.”
Sensibilidade (espaço e tempo) entendimento Númeno (coisa em si)
Pensado pelas forma “à priori”: (12 categorias)
Fenómeno dado
Seguido da noção de transcendental segundo Immanuel Kant:
“Chamo transcendental a todo o conhecimento que em geral se ocupa menos dos objectos que no nosso modo de os conhecer, na medida em que este deve ser “à priori””. * à priori = antes de toda e qualquer experiência * a posteriori =depois da experiência
E da apresentação de uma tabela de categorias kantianas:
Após a construção da tabela, o professor fez cerca de três perguntas: * O conhecimento para Kant tem limites ou