Relatorio
Relatório apresentado para fins de avaliação da disciplina Seminário de Introdução ao Curso, ministrada pelo professor Walter Martins que aborda o assunto do palestrante Joaquim Odilon como requisito parcial de avaliação.
MOSSORÓ
NOVEMBRO/2010
SUMÀRIO introdução 4
ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL 5 conclusão 10 referências 11
INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é mostrar alguns tópicos sobre o seminário de Engenharia Agrícola dado pelo palestrante Joaquim Odilon, onde foram expostos, os objetivos do curso, suas vantagens, campo de atuação desse profissional, um pouco da história, disciplinas envolvidas no curso, área de atuação e exigências do mercado, entre outros. E neste estará um breve resumo sobre o curso em geral.
ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL
A Engenharia Agrícola é o elo entre dois importantes campos da Ciência: a Engenharia e a Agricultura. O Engenheiro Agrícola é um profissional que possui uma visão integrada do desenvolvimento da cadeia sistêmica agrícola e que aplica as Ciências Exatas e a Tecnologia à Agricultura, levando em consideração os fatores ambientais, econômicos e sociais. Compete ao Engenheiro Agrícola atuar na interface entre a Engenharia e a Agricultura buscando soluções de problemas nos sistemas produtivos. O Engenheiro Agrícola Ambiental é o profissional de Ciências Agrárias para atuar com tecnologias modernas de produção agrícola em um contexto de sustentabilidade ambiental, econômicos e sociais, uma visão humanística em atendimento às demandas da sociedade, valendo-se de conhecimentos em Física e Matemática para atuar, de forma técnica e científica, entre a engenharia, a agricultura e o meio ambiente, buscando a solução de problemas no meio rural e em empresas agroindustriais, sem causar impacto ao meio ambiente. O profissional atuará nas áreas: construções rurais e ambiência, máquinas e mecanização agrícola, processamento de produtos