Relatorio
Preparação do ácido benzóico
Acadêmica: Jaqueline Lemes
Anápolis, 01de abril de 2013.
INTRODUÇÃO
Ácido benzóico é produzido comercialmente por oxidação parcial do tolueno com oxigênio. O processo é catalisado por naftalenatos de cobalto ou manganês. O processo usa matérias primas baratas, resultando em alto rendimento, e é considerado ambientalmente adequado ("verde")1.
E produzido também partir do benzeno, reagindo com o cloreto de metanoíla, tendo como catalisadores o cloreto de alumínio ou o cloreto de cobre (I), primeiramente produzindo aldeído benzóico (benzaldeído):
C6H6 + Cl-COH (catalisadores: Al2Cl6 / Cu2Cl2 ) → C6H5-CHO + HCl
Depois, procedendo-se a oxidação do aldeído benzóico e chegando-se ao ácido benzóico:
C6H5-CHO + 3 [ O ] → C6H5COOH + H2O
OBJETIVO
Preparar o ácido benzóico.
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
* Erlenmeyer; * Banho-maria; * Banho de gelo; * Filtração a vácuo; * Papel de filtro; * Aparelho digital; * Pipetas * Béquer; REAGENTES
* Etanol 95%; * Permanganato de Potássio – KMnO4; * Sulfato de Magnésio – MgSO4; * Acetona; * Cloreto de Sódio - NaCl; * Clorofórmio; * Tolueno;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Colocou – se em um enlernmeyer de 50 ml, 6ml de peróxido de hidrogênio, logo em seguida adicionou – se 0,5ml de benzaldeido. Acrescentou – se 12ml de hidróxido de sódio, aqueceu – se a mistura em banho-maria por agitação eventual durante 10 minutos.
Retirou – se o frasco do aquecimento e