Case - logística
UM ARRANJO SINGULAR
Imagine receber da Federal Express um arranjo de flores ou plantas que pareçam ter sido colhidas pela manhã e que durem várias semanas. Essa situação é o que a Calyx and Corolla, uma empresa de vendas por catálogo com sede em São Francisco, promete e, com base nos depoimentos pessoais impressos em seu catálogo, é isso que se entrega. No entanto, a característica mais singular da operação é que a Calyx and Corolla nunca manuseia fisicamente as flores. Em vez disso, ela atua como catalisadora em uma organização de três partes. A publicação do catálogo, o marketing, a entrada de pedidos e as operações de administração são responsabilidades da Calyx and Corolla. A colheita, o arranjo e a embalagem das flores são realizados basicamente por oito grandes floricultores; a entrega é feita pela Federal Express. O negócio complementar é realizado em 13 outros floricultores, e a United Parcel Service faz as entregas terrestres adicionais de flores secas e botões.
Essa organização tripla, idealizada por Ruth M. Owades, presidente da Calyx and Corolla, é viabilizada pela tecnologia de informação. Essa tecnologia permite que os pedidos dos clientes sejam enviados eletronicamente aos floricultores. Os horários de recolhimento e entrega são enviados via fax à Federal Express. Os clientes fazem pedidos por meio de uma ligação telefônica gratuita, número 0800, por faz ou por correio.
A operação da Calyx and Corolla é sujeita a prazos, permitindo uma redução de cinco a dez dias no ciclo de pedidos, visto que o estoque não precisa passar por suas instalações. Isso permite que as flores seja colhidas e os arranjos organizados após o recebimento do pedido de um cliente. Dessa maneira, nenhum risco é assumido antecipadamente pelo floricultor ou pela empresa de venda por catálogo. Além disso, visto que as flores são colhidas e expedidas logo após a chegada de um pedido, elas duram mais dias ou semanas que os arranjos entregues