Case logistica
Conversão Energética
Energia Nuclear para Eletríca
Alan Wesley 20278536
Bruno Figueiredo Pilon 20464537
Claudio Aparecido dos Santos 20260063
Feliphe Chaves 1010535
Guilherme Macedo 20543382
São Paulo – SP
2015
Introdução
Neste trabalho vamos projetar a rota que atenderá a demanda estimada de eletrodomésticos de pequeno porte nos bairros de Campo Belo, Vila Olímpia, Moema e Tatuapé. O depósito situa-se na cidade de Guarulhos, que é de onde os veículos partem.
Antes de começar a projetar qual é a melhor rota, tínhamos que escolher qual veículo escolher para efetuar as estregas. Como opção temos dois tipos de veículos: Renault VUC e Fiat Fiorino. Através de cálculos (demonstrados a seguir), o veículo mais adequado e viável para realizar as entregas é o Renault VUC.
Após a escolha do veículo, a rota pode ser melhor estudada e projetada, da maneira mais eficiente possível, de forma que toda a demanda seja entregue no período de 24h, respeitando os horários de recebimento estabelecido por cada empresa.
Metodologia
Seleção do carro
O método adotado na escolha do veículo foi basicamente a análise comparativa de custos de ambos os modelos em 300000km rodados (vida útil do modelo mais durável). Os resultados obtidos demonstram uma diferença de 17% nos custos totais envolvendo o veículo, totalizando uma economia de R$ 56000,00 na escolha da VUC ao longo de 300000km percorridos.
Outro fator determinante na escolha do veículo é a capacidade de carga, que é 3 vezes maior na VUC do que na Fiorino. Trazendo para uma análise numérica, o trabalho executado por 1 VUC utilizando de 2 horas de carregamento é similar ao trabalho executado por 1 Fiorino utilizando de 6 horas de carregamento, ou seja, 3 idas ao depósito para carregar. A escolha da VUC como veículo ideal é reforçada nas análises finais do case, que nos demonstram uma demanda baixa e grande necessidade de aproveitamento de tempo para viabilizar as operações da