319
Plano Safra da Agricultura Familiar no Município de Parauapebas.
Grupo Temático 19 – jovens pesquisadores
TÍTULO
Plano Safra da Agricultura Familiar no Município de Parauapebas.
INTRODUÇÃO
Em Parauapebas, a mineração já desenvolve suas atividades em mais de 30 anos, já existem projetos consolidados inclusive alguns editais em parceria com instituições de ensino, projetos de pesquisa. Nesta região a preocupação com a conclusão do Projeto Carajás já é discutida, e o reflexo dessa discussão foi o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar e da Piscicultura pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Produção Rural.
Parauapebas tem uma Secretaria Municipal de Produção Rural(SEMPROR), um escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural(EMATER) do estado, um posto da Agência de Defesa Sanitária e Animal do Estado do Pará, estes instrumentos institucionais cada um contribui de forma com o espaço da agricultura no município.
A SEMPROR em virtude do volume financeiro que a prefeitura recebe, possui uma estrutura diferenciada quando comparada com outras Secretarias das regiões do estado do Pará. Um exemplo desta construção foi o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar e da Piscicultura em Parauapebas no ano de 2012.
O do Plano Safra da Agricultura Familiar propõe Fomentar o desenvolvimento da agropecuária no Município ,apoio à sustentabilidade agro ambiental , Incrementar a renda das famílias rurais Atualizar a base tecnológica da produção rural Acessibilidade do produtor e família à assistência técnica Gestão democrática e participativa; Eficiência dos gastos governamentais; Estabelecer Metas Qualitativas (construir indicadores, estabelecer metas e avaliar políticas e projetos em curso); Profissionalização do produtor e valorização do servidor público. Promover a Pesquisa e extensão rural como instrumento indutor de tecnologia e processos.
OBJETIVO
O objetivo do trabalho é levantar junto aos