315
Minhocário e Composto Orgânico: Uma Experiência que Gera Lucro, Promove Educação Ambiental e Integração Social no Município de Parauapebas no Sudeste do Pará.
Grupo Temático 19 – Jovens Pesquisadores
TÍTULO
Minhocário e Composto Orgânico: Uma Experiência que Gera Lucro, Promove Educação Ambiental e Integração Social no Município de Parauapebas no Sudeste do Pará.
INTRODUÇÃO
A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico (NE) é uma OSCIP que atua em todo o território nacional, com ações de recuperação de áreas degradadas, educação ambiental, participa como membro de Conselhos de Unidades de Conservação e atua com princípios baseados na preservação e conservação do meio ambiente. A NE atua de forma organizada em regiões (monitorias regionais) e núcleos (monitorias locais), o município de Parauapebas fica na 14° região e a monitoria do Núcleo é a de número 82°.
A NE é o braço ambiental de atuação do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, em Parauapebas existe em torno de 150 sócios do citado Centro. Existe algumas atividades desenvolvidas pelo Centro, dentre elas produzir mudas, plantar, cuidar do ambiente e para isso são disponibilizados alimentos para as pessoas que desenvolvem as atividades, além dos alimentos que são servidos após as sessões espirituais que são realizadas.
O monitor responsável pela NE observou que existia uma produção significativa de resíduos produzidos pelas atividades elencadas acima e que era possível utilizá-los de uma forma mais interessante do que somente coletar e jogar fora. Uma segunda observação feita pelo monitor foi o desperdício que era promovido no âmbito do centro, partir desta observação o mesmo reuniu uma equipe e iniciou um trabalho de coleta seletiva dos resíduos alimentares produzidos no Centro para produzir húmus de minhoca e composto orgânico.
O trabalho iniciou com uma palestra apontando a importância que têm trabalhar com os resíduos alimentares, teve apresentação de vídeo,