Trabalho sobre o filme freud além da alma
Filme começa mostrando Freud tratando de uma paciente com histeria em um hospital onde o diretor achava que a histeria era uma farsa, ou seja, uma invenção consciente para fugir das responsabilidades que não conseguiu enfrentar.
Freud então discordando, vai para a França estudar com Charcot que tratava a histeria com o método de hipnose. Na primeira oportunidade Freud observa Charcot, ao fazer um teste com dois pacientes histéricos, onde eles são submetidos à hipnose, eliminando seus problemas causados por traumas, mas acabam criando outros problemas de histeria.
Freud descobre então que a hipnose tanto cura quanto cria sintomas. Antes só era avaliado o sintoma consciente, então Freud demonstrou a existência de outra parte da mente, onde funciona no mais obscuro segredo, uma força interior que pode até comandar as atitudes da pessoa. Freud diz em uma palestra que a mente humana pode ser controlada pelo inconsciente e assim recebe o apoio do doutor Breuer que relata o caso de uma jovem que foi curada através da hipnose. Os cientistas viam a histeria como uma falsa doença consciente, já Freud, via a histeria como uma doença a partir do inconsciente, como elos que prendiam os fatos indesejados no inconsciente, e que, precisam ser descobertos, pois senão, as pressões internas procurariam uma maneira de sair, mostrando sintomas de formas variadas e com isto impedindo chegar-se ao motivo original do problema.
Mais tarde Freud vai tratar de um jovem onde usa a hipnose e descobre que o jovem sente atração pela mãe, neste momento, Freud descobre a projeção. A projeção é um processo pelo qual um sujeito reconhece ou descobre no exterior uma determinação psíquica que desconhece ou recusa em si. Buscando a origem, em si mesmo, Freud descobre a sexualidade infantil ao investigar a relação do corpo com a mente, na decifração dos mistérios do desejo humano. No texto escrito em 1905 (Freud, 1981a), intitulado