Relatorio
O Estagio descrito nesse relatório foi realizado no Ambulatório de Saúde mental de Franca. O Ambulatório faz atendimento com os Psiquiatra, psicólogo, Terapeutas ocupacionais, entre outros. Nosso principal objetivo era de inicio ter contato com os pacientes que estavam na sala de espera, observar o funcionamento do ambulatório de saudade mental. De inicio, quando chegávamos no Ambulatório, sentávamos ao lado dos pacientes, ou dos acompanhantes e conversamos sobre assuntos em que as pessoas nos contava, assuntos como família, amigos, a quanto tempo fazia o tratamento, como se sentia ao longo desse tratamento. Algumas pessoas, não nos contava sobre o seu diagnostico, ou o que levou ela a fazer o acompanhamento do Psiquiátrico. Nosso principal objetivo após essa experiência com os pacientes, era trabalhar o grupo da sala de espera, trabalhando diversos assuntos e temas.
4. Procedimentos Metodológicos
Os temas discutidos foram: família, amigos, como eles estavam se sentindo, o que te levou a estar ali no ambulatório (quando os pacientes falavam sobre o assunto), alguns pacientes levam assuntos relacionados a angustia em que eles se encontravam por estar ali, o preconceito que eles sofriam, o abandono das familias, entre outros.
De imediato os instrumentos utilizado foi a fala, o dialogo, o acolhimento. No grupo de espera, utilizamos papéis, lápis de cor, giz de cera, canetas. Trabalhamos muito bem no grupo da sala de espera, no primeiro dia obtivemos um numero de 7 pessoas, entre pacientes e acompanhantes. Nos outros dias, foram entre 4 e 3 pacientes e acompanhantes. Trabalhamos o tema "Arvore da Vida", pedimos para eles desenhar ou escrever, o que e quem fazia parte da vida deles.No começo eles ficaram tímidos, conversavam pouco, ficavam de cabeça baixa. Mas ao decorrer da dinâmica o grupo foi perdendo o medo de se expor, foi contanto sobre o que escreveram e desenharam, o porque colocaram aquele desenho ou escrito dentro da arvore. Alguns