RELATORIO
O ensaio de determinação de início e fim de pega é feito para se determinar o tempo que o cimento leva para começar a endurecer e quanto tempo leva para endurecer totalmente. O conhecimento do tempo de pega permite maior controle de uso do concreto, facilitando o transporte, lançamento e adensamento do cimento.
O início de pega é o tempo decorrido após o contato inicial do cimento com a água de amassamento, contado até o início das reações químicas com os compostos do aglomerante caracterizado pelo aumento da viscosidade e temperatura. O fim de pega é o tempo necessário para solidificar totalmente, porém, não significa que ele tenha adquirido toda a sua resistência.
Diversos fatores reduzem a pega do cimento, entre eles está o baixo fator de água ou cimento, finura elevada, mas também existem os fatores que podem aumentar como, baixas temperaturas e aditivos retardadores. Como fatores de correção utiliza-se o gesso, que soluciona o problema de pega instantânea provocada pela reação de C3A puro com água. O que determina se o comportamento de pega é normal é quando a sonda parar a 6 +/- 1mm do fundo do molde.
Existem quatro comportamentos de pega, sendo eles:
PEGA NORMAL: Quando as concentrações de íons aluminato e sulfato são baixas, ou quando suas concentrações disponíveis na solução são altas.
PEGA RÁPIDA: Quando a quantidade de C3A reativa é alta, mas a quantidade de sulfato solúvel é menor do que a necessária.
PEGA INSTANTÂNEA: Quando pouca ou nenhuma gipsita foi adicionada a um clínquer pulverizado de cimento Portland.
FALSA PEGA: Quando o C3A no cimento é de baixa reatividade.
O tempo de pega é calculado com a ajuda do aparelho de Vicat, que mede a