Relatorio
Eletrónica I
Funcionamento da Junção PN- Díodo e Díodo de Zener
Realizado por: Bruno Teixeira e Tiago Almeida
2012/2013
Universidade Lusófona do Porto
Introdução
O díodo é um dos elementos mais utilizados e importantes no ramo da Eletrotecnia, é constituído por uma junção entre dois tipos de semicondutores, um do tipo P e outro do tipo N. Tal como uma resistência o díodo é um dispositivo com dois terminais um positivo denominado Ânodo e um negativo o Cátodo. Com este trabalho prático pretendemos estudar o princípio do seu funcionamento, as suas características e algumas aplicações em que podemos utilizar os díodos.
A junção de um material semicondutor do tipo P (com excesso de lacunas) com um material semicondutor do tipo N (com excesso de eletrões livres) origina uma junção PN. Na zona de junção, os eletrões livres do semicondutor recombinam-se com as lacunas formando uma zona sem portadores de carga que se designa por zona de depleção, á diferença de potencial existente dá-se o nome de barreira de potencial.
Fig.1- Junção PN
A junção PN definida pode ser polarizada de duas maneiras diferentes, este pode ser diretamente ou inversamente polarizado. Quando diretamente polarizado o pólo negativo da alimentação está ligado ao semicondutor do tipo N e o pólo positivo está ligado ao semicondutor de tipo P, quando polarizado inversamente é o contrario o pólo negativo da alimentação está ligado ao semicondutor de tipo P e o pólo positivo da está ligado ao semicondutor de tipo N.
Quando diretamente polarizado o díodo conduz porque na junção PN a zona de depleção diminui e os eletrões atravessam mais facilmente a barreira de potencial e a corrente elétrica passa, quando inversamente polarizado a zona de depleção e a barreira de potencial aumentam, a passagem de eletrões é mais difícil porque a diferença de potencial aumenta e a corrente elétrica não passa.
B
A
Fig.2- A- Junção PN diretamente polarizado