RELATORIO
CURSO: MEDICINA--3ºPeríodo
DISCIPLINA: FISIOLOGIA
PROFESSORA: DRª MARIA DO CARMO CARVALHO E MARTINS
REFLEXOS VISCERAIS NA ESPÉCIE HUMANA Maria Eduarda Falcão Nobrega
Pedro Marcos Gomes Teixeira
TERESINA
2015
MARIA EDUARDA FALCÃO NÓBREGA
PEDRO MARCOS GOMES TEIXEIRA
REFLEXOS VISCERAIS NA ESPÉCIE HUMANA
Relatório técnico-científico referente à atividade prática com o objetivo de aquisição de nota parcial na disciplina Fisiologia do curso de Medicina, ministrada pela professora Maria do Carmo de Carvalho e Martins do Centro Universitário Uninovafapi.
TERESINA
2015
SUMÁRIO
1.0.INTRODUÇÃO 4
2.0.OBJETIVOS 5
3.0.MATERIAIS E METÓDOS 6
4.0.RESULTADOS 8
4.1. Reflexo fotomotor 8
4.2. Reflexo Espino-ciliar 8
4.3. Reflexo bradicárdico 8
4.4.Reflexo fotomotor consensual 8
5.0.DISCUSSÃO 9
6.0.CONCLUSÃO 11
1.0.INTRODUÇÃO
O sistema nervoso autônomo, também chamado de “sistema nervoso de vida vegetativa” é composto por ações involuntárias e está relacionado com a homeostasia do corpo humano, sendo responsável pela inervação e controle das vísceras, esse sistema atua garantindo a constância do meio interno do corpo humano. O sistema opera através de arcos reflexos viscerais, ou seja, sinais sensoriais ativam a via aferente de uma viscera, são conduzidos ao de integração(gânglios autônomos, tronco cerebral e o hipotálamo) onde esses estímulos são codificados e retornam pela via eferente como respostas reflexas involuntárias para o órgão visceral (efetuador).
De acordo com Guyton (2006) o sistema nervoso autônomo controla, principalmente, as funções viscerais, entre algumas de suas características estão: motilidade gastrointestinal, temperatura corporal, esvaziamento da bexiga, sudorese, controle da pressão arterial. É dividido em sistema nervoso simpático e parassimpático (sinais eferentes), que agem de forma antagônica, sendo que um sistema excita enquanto