Relatorio
Um bom relatório é mais do que uma compilação de análises estatísticas. Um bom relatório deve ser bem organizado, e deve demonstrar um raciocínio claro e razoável, exibindo os dados de forma facilmente interpretáveis.
Organize o relatório em secções. Por exemplo: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusões.
1. Introdução o Captar a atenção do leitor ou ouvinte. Começar com um exemplo, uma citação, uma estatística, uma pergunta. o Apresentar o problema em estudo. Explicar por que o problema que pretende investigar é importante. o Apresentar as descobertas principais alcançadas.
2. Metodologia o Identificar a população alvo e descrever as unidades estatísticas sob estudo. Ser o mais específico possível. Deixar claro quem foi incluído no estudo e quem não foi. o Descrever os dados e como eles foram recolhidos. Delinear os procedimentos utilizados para a colecta dos dados. Esta informação ajuda o leitor a avaliar se a análise efectuada é adequada e o significado e relevância das descobertas alcançadas. Por exemplo, se os dados são de um inquérito por amostragem, então o leitor pode precisar de saber qual o método de amostragem, o processo de entrevista e as palavras exactas das perguntas feitas. Incluir todos os problemas que surgiram com os dados, tais como as não-resposta. o Explicar como as variáveis medidas pode ser usadas para tratar a questão de interesse.
Distinguir claramente entre o resultado principal do estudo e informações auxiliares.
Fornecer as unidades em que os dados foram medidos.
3. Resultados o Apresentar as descobertas observadas. Limitar a apresentação para os resultados que são mais relevantes. o Ser parcimonioso no uso de tabelas e gráficos. Muita extra informação sobrecarrega o leitor e obscurece a importância do objectivo principal. Guardar os cálculos mais complicados e material mais técnico para um apêndice. o Se incluir uma figura de um outro