Relatorio
1- Introdução 1
2 – A escola 3
3 – A secretaria 7
4 – Observando a turma e o trabalho da professora 8
5 – Cooperando com a professora na avaliação de uma atividade desenvolvida em sala 11
6 – Conclusão 12
7 – Referências bibliográficas 14
1. Introdução Meu nome é Luciana Backer Boaretto, estou cursando o 7º período do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Sou Coordenadora Pedagógica de uma escola pública na Secretaria Estadual do Rio de Janeiro há 04 anos, e já lecionei em turmas do 1º segmento do Ensino Fundamental e Educação Infantil.
Na escola na qual trabalho, atuo na coordenação do EJA, porém de Ensino Médio, que atende a uma clientela diferenciada da EJA do 1° segmento, em sua maioria jovens que trabalham ao longo do dia e desejam concluir seus estudos cursando o curso noturno.
Ao iniciar o Estágio Supervisionado II – Educação de Jovens e Adultos (EJA), comecei a interagir com professores e alunos que fazem parte dessa modalidade de ensino, o qual atende alunos de idade mais avançada que estão buscando um nível básico de escolarização. As experiências e aprendizagens que estou adquirindo durante essa etapa são de grande valor para minha futura vida docente, pois estou vivenciando uma prática educativa que tem como prioridade a construção da cidadania e de conhecimentos, através do ensinar e aprender, numa constante troca de saberes. Essas experiências fazem parte do (...) “processo formativo do profissional docente, a questão do estágio como um elemento fundamental na formação profissional e como um dos espaços privilegiados para a formação do docente na concepção do professor crítico-reflexivo e na constituição dos saberes docentes” (LEITE, p.757). Portanto, ser/estar professor é observar a realidade, refletir criticamente sobre ela e reorganizar as ações a partir das teorias apreendidas, exigindo novas