Trabalho sobre liderança
Resumo:
Palavras Chave:
1-Introdução
2- Qualidade de Vida no Trabalho: Origem, Evolução e Conceito.
De acordo com Rodrigues (2007), a investigação científica da Qualidade de Vida no trabalho, ocorreu no início da Década de 50, na Inglaterra. Até esta época, os trabalhadores das fabricadas realizavam atividades exaustivas e suas jornadas diárias de trabalho, em alguns casos, ultrapassam 12 horas. Com o objetivo de tornar a vida dos trabalhadores menos penosa, Eric Trist e colaboradores, estudavam um modelo que correlacionasse o indivíduo, o trabalho e a organização.
Segundo Silva (1990), o processo de evolução dos estudos sobre qualidade de vida no trabalho foi bastante complexo, porém contou com grandes colaboradores, desde Taylor e Fayol aos precursores das teorias sobre satisfação no trabalho – Maslow, McGregor e Herzberg.
A autora acima citada menciona Taylor e Fayol, como mentores dos movimentos de produtividade e engenharia industrial, foram precursores por defenderem os incentivos salariais, benefícios e a eficiência administrativa. Elton Mayo deu sua contribuição através dos experimentos de Hawthorne, na teoria das Relações Humanas,quando provou como o ambiente físico pode interferir na taxa de produtividade dos trabalhadores, causar fadiga e monotonia no trabalho. A QVT envolve tanto os aspectos físicos e ambientais, como os aspectos psicológicos do local de trabalho. Mas apesar de todos os avanços tecnológicos que marcaram a década de 90, nota-se que as pessoas estão trabalhando cada vez mais e conseqüentemente, tendo menos tempo para si mesmas.
Segundo Chiavenato (2004), o conceito de Qualidade de Vida no trabalho implica profundo respeito pelas pessoas