Aprendizagem
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
INCENTIVO A LEITURA
Para que o indivíduo possa ter participação plena na sociedade é necessário que tenha propriedade da leitura e da escrita. Sendo assim, cabe ao professor a nitidez da sua atuação como mediador entre o educando e o desenvolvimento da competência leitora. Para isso o tesouro, a explorar” tende desenvolver um trabalho de regaste a leitura, a fim de que a mesma propicie o desenvolvimento e o acordar das inteligências múltiplas para que o leitor possa viajar com prazer através do mundo imaginário da leitura.
Palavras-chave:
Biblioteca. Leitura. Recurso Pedagógico. Professor. Aluno.
__________________________________
Licenciada em Pedagogia UniEvangélica.
Especialista em Administração Escolar 2006 - Anápolis –GO.
Professora do Ensino fundamental da Secretaria da Educação de Anápolis. helenagensa@hotmail.com
A leitura e a escrita são processos que desenvolvem a percepção da vida e o reconhecimento do outro. Ler e escrever são competências imprescindíveis no processo de ensino - aprendizagem.
No Brasil, até o século XIX, o ato de ler e escrever foram privilégio de poucos. Isso explica o paradigma de que ler e escrever corretamente a nossa língua portuguesa seja uma atividade muito difícil ou até mesmo impossível para muitos dos nossos alunos. Por essa razão, a escola ao ensinar precisa dar condições ao estudante para que se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção como produtor de conhecimento. “Ensinar a ler e escrever é tarefa da escola, desafio indispensável para todas as áreas/disciplinas escolares, uma vez que são meios básicos para o desenvolvimento da capacidade de aprender e constituem-se competências para formação do cidadão.” (Programa Salto Para o Futuro, 2002, p. 2).
As escolas brasileiras têm buscado renovar suas práticas,