Relatorio
As teorias sobre determinismo propunham-nos que todos os acontecimentos ocorriam de maneira já fixada, num plano sobrenatural ou pelas leis da natureza e fatores externos. Determinismo é o princípio no qual os fenômenos se interligam, por meio de relações ou leis necessárias.
Determinismo seria uma doutrina em que os acontecimentos presentes teriam sempre uma causa ou motivo. O sistema de causas e efeitos é entendido como conjunto real, que inclui fatos que parecem ser consequência de liberdade e vontade própria, ou seja, as teorias determinísticas afirmavam que todas as escolhas feitas pelos seres humanos, seriam consequências de fatos ocorridos anteriormente, acreditava-se que o ser humano seria fruto direto de seu meio.
As principais teorias determinísticas diziam que o ser humano seria incapaz de se decidir por livre e espontânea vontade, sem se influenciar por fenômenos ou fatos, sendo que esses fatos poderiam ser explicáveis ou não. Essa explicação consiste em defender que, para que algo aconteça, sempre existirá um estado anterior inter-relacionado a isso, de maneira que esse estado anterior não viole nenhuma lei da natureza.
Por ter um grande relacionamento com a natureza, o determinismo busca suas justificações a partir de parâmetros e leis da natureza. Tudo o que acontece na natureza, acontece segundo leis necessariamente exclusivas de menor arbitrariedade. Entende-se então, que todas e quaisquer ações seriam consequências de uma série de fatos, causas físicas, fisiológicas, psicológicas, etc.
Na usualidade do seu sentido, o determinismo tenta nos mostrar que todos os fenômenos ou acontecimentos estão sempre interligados a uma inteligência capaz de conhecer todas as circunstâncias da evolução do Universo a qualquer momento, e essa inteligência poderia prever quaisquer acontecimentos futuros.
Epistemologicamente falando, trata-se de uma relação necessária entre certa causa e seu efeito, a ligação entre um acontecimento e