relatorio
Periodicidade Química
10.1 Introdução
A primeira tentativa para organizar os elementos em tabelas de acordo com suas propriedades físicas e química foi baseada na ordem crescente dos pesos atômicos.
Henry Moseley, em 1914, constatou que os elementos emitiam RAIOS – X, com freqüências distintas e relacionadas com um número, denominado número atômico(número de prótons nos núcleo). Esta descoberta levou ao estabelecimento da lei conhecida como lei periódica que afirma que “as propriedades dos elementos químicos não são arbitrárias, mas que dependem da estrutura do átomo e variam, de maneira sistemática, com o número atômico”.
10.2 Periodicidade nas configurações eletrônicas, nas propriedades físicas e nas propriedades químicas.
Os elementos são classificados como metais, não metais e metalóides (semi metais). Suas localizações são mostradas na tabela periódica(pág.103). O hidrogênio é classificado como um não-metal; sua localização é devido à sua estrutura eletrônica.
Dos elementos conhecidos até hoje cerca de 80 são metais. Estes são maleáveis, dúcteis, bons condutores de calor e eletricidade, apresentam brilho e geralmente pontes de fusão elevados. Não-metais são pobres condutores de calor e eletricidade, quebradiços, sólidos e fracos refletores de luz. Os metalóides são elementos que exibem propriedades intermediárias entre os metais e os não metais, por exemplo, eles são usados como semi-condutores de eletricidade.
As filas horizontais da tabela periódica se chamam períodos; eles são: um período muito curto (que contém o hidrogênio e o hélio), dois curtos de 8 elementos, dois grandes de 18, um muito grande de 32 e um incompleto. As propriedades dos elementos variam de maneira sistemática ao longo do período.
As colunas verticais da tabela periódica se chamam grupos. Os elementos de um grupo têm propriedades químicas e físicas intimamente relacionadas. Por exemplo, os metais do primeiro grupo(1 A) – lítio, sódio,