relatorio
Graduação em serviço social
ELNISA NOGUEIRA COSTA
Caracterização Socioestitucional
Rio Branco
2014
ELNISA NOGUEIRA COSTA
Trabalho apresentado ao Curso de graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Parana, como resquisito pacial para obtenção de nota na disciplina de Estagio curricular Obrigatorio I.
Coordenador: Profª Valquiria Ap. Dias Caprioli.
Rio Branco
2014
CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
No dia 29 de Agosto do ano de 1935 foi inaugurada a primeira penitenciária de Rio Branco, Ministro Vicente Rao, suas obras foram iniciadas em 05 de Abril de 1932, no governo de Francisco Paula de Vasconcelos. Após a sua conclusão a obra ganhou o nome de Penitenciaria Ministro Vicente Rao em homenagem ao então ministro da justiça e negócios interiores.
Todos os trabalhos da construção perduraram por três anos e quatro meses, todos os trabalhos da construção foram realizados por operários do estado, que ao longo dos anos tinham acumulado conhecimentos na área da construção civil durante a construção da vila militar, ainda na gestão de Hugo Carneiro. A penitenciaria contava com dois pisos a qual possuía celas bem arejadas provida com móveis necessária para um relativo conforto dos presidiários.
O primeiro preso registrado no livro da penitenciaria ministro Vicente Rao foi o cearense natural de Fortaleza, o seringueiro Raimundo Marco Lino da Silva e a primeira presa registrada chamava-se Petrolina Dantas de melo.
Com o passar dos anos em decorrência de diversos fatores relacionados a segurança e a problemas estruturais, houve a necessidade de uma nova construção de novos locais que proporcionasse uma melhor segurança com mais espaços e com mais segurança.
A partir dessa ideia foi construído o Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde, atual presídio de Rio Branco, onde reúne diversas unidades