Relatorio
O relatório a seguir é uma síntese de uma aula prática de laboratório no dia 17 de novembro de 2014. Onde Carolina Riviera Baretta, professora da disciplina de Introdução a Ciência do Solo, organizou um roteiro de uma aula prática, sobre os diferentes tipos de Minerais e Rochas. Através do mesmo os alunos do curso de Agronomia, tiveram o privilégio de conhecer de perto os vários tipos de minerais e rochas podendo assim ver a diferença entre os mesmos, antes citado apenas durante as aulas através de apresentação de slides e da explicação. Através da aula realizada, foi possível enriquecer ainda mais o conhecimento a respeito dos minerais e rochas, pois vendo, tocando e observando como cada mineral ou cada rocha é, se torna mais fácil a percepção em relação a forma, cor, espessura, dureza, textura e suas classificações, sendo assim uma maneira utilizada para podermos associar tanto mineral ou rocha a sua classe.
Objetivos
Mostrar como cada mineral e cada rocha sedimentar é tanto em sua estrutura, espessura, dureza, forma, cor, textura.
Qual são suas classes e principais diferenças.
Efetuar o teste de dureza.
Especificar cada mineral e cada rocha sedimentar mostrando suas características.
Material
Foram utilizados os minerais e rochas sedimentares presentes no laboratório. Foi necessário um prego e um estilete para poder ser realizado o teste de dureza.
Métodos
Primeiramente foi visto sobre os Minerais, dividindo-os em dois grandes grupos Primários e Secundários. Os minerais Primários mantém praticamente sua composição inalterada foi visto como exemplo o Quartzo a Mica Preta e a Branca.
Quartzo: - É gerado por processos metamórficos, magmáticos, diagenéticos e hidrotermais. é o mineral considerado mais abundante na Terra, com , aproximadamente, 12% do seu volume total, composto basicamente por sílica. Apresenta as mais diversas cores, conforme a variedade. Tem alto grau de dureza e faz parte da composição