Relatorio
CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS
Nomes: Jonaina Reckziegel, Regina Faraon e Tainara Godinho
Professor(a): Luciane Calabria
Disciplina: Ciência dos Materiais
Data: 10/09/2014
INTRODUÇÃO
Por meio deste trabalho viemos demonstrar de forma teórica a pratica obtida no laboratório de química para a disciplina de ciência dos materiais.
Para a realização de todos os ensaios utilizamos o polímero ABS. Acrilonitrila butadieno estireno, cuja sigla ABS deriva da forma inglesa acrylonitrile butadiene styrene, é um copolímero composto pela combinação de acrilonitrila, butadieno e estireno. A sua fórmula química é (C8H8·C4H6·C3H3N)n, e a proporção exata de cada componente na composição do copolímero depende da utilização final do produto para que este se destina. O resultado físico deste copolímero é um material termoplástico rígido e leve, com alguma flexibilidade e resistência na absorção de impacto, muito comum na fabricação de produtos moldados para usos diversos. Esta resina sintética termoplástica pode assumir quaisquer formas e cores, por moldagem térmica a altas temperaturas e adição de pigmentos. A coloração do ABS possibilita a reprodução de cores muito vívidas e saturadas, e varia, nas suas propriedades de reflexão e refração da luz, de um transparente muito claro e límpido a um opaco completamente estanque. Este plástico é também muito usado pelo acabamento de alto brilho. Outra vantagem do ABS é a excelente relação de preço qualidade, o que o torna um produto desejável: econômico e eficaz.
A respeito dos polímeros encontramos literaturas que o definem como moléculas muito grandes constituídas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas, denominadas de monômeros.
Os polímeros naturais mais usados pelo ser humano são amido, celulose e seda, entre outros. Além disso, cerca de 18% do nosso organismo é constituído por proteínas,