relatorio
Solos são corpos naturais de se formam durante milhares de anos, é um meio continuo na paisagem q se desenvolve com progressivas transformações alterando os processos e fatores pedogenéticos. Compõe a cobertura pedológica que reveste as áreas emersas da terra, que é formada por uma camada de matéria alteradas pois é influenciada pela biosfera e pela hidrosfera, que as combinações climáticas e os fatores humanos condicionam as variedades dos solos encontrados.
Solos Urbanos quer dizer que são solos que estão no meio urbano, e esta exposto a muitas mudanças, devido principalmente o crescimento das cidades, inclusive vem sendo bastante discutido tal assunto relacionando-se a respeito da natureza, manejo e riscos a saúde humana solos urbanos. Mas para os estudos do solo há uma grande dificuldade na definição de critérios para a classificação, pois a atividade humana é bem complexa, pois há alta concentração de metais pesado, como o metano, deposição de rejeitos de construção e industriais e/ou alteração do regime hídrico e térmico do solo, são fatos que dificultam as pesquisas.
Antes de se fazer qualquer coisa no solo é fundamental que haja um estudo para q possa verificar se esta apto a receber tal tarefa. Por exemplo deve-se determinar as condições para o desenvolvimento de plantas, situação do lençol freático, inertização de substâncias tóxicas e capacidade de suporte de obras civis, para determinar se o solo esta ou não apto. Para a engenharia civil o solo é um material sobre o qual são construídos diversos tipos de obras, devendo este apresentar propriedades que permitam sua sustentação. Para tal devem-se ser visto elementos como adensamento, permeabilidade, resistência ao cisalhamento, entre