rELATORIO
Cinética Química III: Relógio Químico
Universidade Estácio de Sá
Curso: Engenharias
Disciplina: Química Geral (Experimental)
1. Objetivo da Prática
Efeito catalisador:
Verificar a influência de catalisador na velocidade das reações.
Relógio químico:
Estudar, experimentalmente, a variação da velocidade de uma reação química em função da variação da concentração de um dos reagentes.
2. Introdução
Efeito catalisador:
Cinética química: é a parte da química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que influenciam esta velocidade. O conhecimento e o estudo da velocidade das reações, além de ser muito importante em termos industriais, também estão relacionado ao nosso dia-a-dia, como por exemplo, a ação de guardar alimentos na geladeira para retardar sua decomposição. A velocidade de uma reação é medida pela quantidade de reagente que é consumida ou pela quantidade de produto que é formada em um determinado intervalo de tempo.
Catalisador: é uma substância química que não participa da reação química. Diminui a energia de ativação e aumenta a velocidade da reação. O catalisador acelera a reação mas não altera a composição química dos reagentes e produtos envolvidos. A quantidade de substância produzida na reação não se altera com o uso de catalisadores. Se a reação for reversível, a reação inversa também será acelerada, pois sua energia de ativação também terá um valor menor. O catalisador não altera a variação de entalpia (Cinética Química - Catalisador).
Relógio químico:
Para o estudo da cinética química é necessário estabelecer uma definição precisa, quantitativa, da velocidade de uma reação química. No cotidiano, uma reação é dita rápida quando ocorre quase instantaneamente, como em uma explosão. Já uma reação lenta pode ser exemplificada com um processo de corrosão de um metal exposto às condições atmosféricas, que leva um tempo longo para ocorrer. A