relatorio
Neste teste vamos identificar a presença de lipídios nas amostras. Para isso utilizamos algumas substâncias como óleo vegetal, éter, água e álcool. Sabendo que os lipídios são moléculas apolares e conhecendo a lei de dissolução "semelhante dissolve semelhante", certamente as amostras que contém lipídios formarão soluções de apenas uma fase com as substâncias apolares; e com as substâncias polares soluções onde observaremos mais de uma fase.
Reativos: óleo vegetal, álcool etílico (etanol), éter e água.
Procedimento:
Reativos Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3
Água 1 ml
Etanol 1 ml
Éter 1 ml
Óleo vegetal 1 ml 1ml 1ml
- Agitar vigorosamente todos os tubos;
- Deixar em repouso por 1 minuto;
- Observar a solubilidade em cada um dos solventes.
2 – Teste de formação de emulsão
Emulsão é a mistura entre dois líquidos imiscíveis em que um deles (a fase dispersa) encontra-se na forma de finos glóbulos no seio do outro líquido (a fase contínua), formando uma mistura estável. Exemplos de emulsões incluem manteiga e margarina, maionese, café expresso e alguns cosméticos. As emulsões mais conhecidas consistem de água e óleo.
Reativos: óleo vegetal, solução de Na2CO3 a 2%.
Procedimento:
Reativos Tubo 1 Tubo 2
Óleo vegetal 5 gotas 5 gotas
Água 5 ml -
Na2CO3 - 5 ml
- Agitar e verificar a formação da emulsão;
- Verificar o tempo de duração da emulsão em cada um dos tubos.
3 - Teste da Saponificação
O teste da saponificação identifica a presença de ácido graxo. Para isso colocamos a amostra na presença de uma base como solução alcoólica de Hidróxido de Potássio (KOH) 10%.
O produto final da saponificação é uma molécula anfipática, com uma "cabeça" polar (COO- K+) e uma cauda apolar formada pelo radical "R". Quando em meio aquoso moléculas anfipáticas tendem a se agrupar formando estruturas esferóides, as micelas. Este é o princípio da limpeza de gorduras produzida pelo sabão.
Reativos: Solução alcoólica de KOH a 10% (