relatorio
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Química Aplicada Termo: 2º Turma: L4 Período: Noturno
Professor (a): Eliana Aparecida Borges Gerardi
Introdução:
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir de destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substancia pura. No Brasil, antes de comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica).
A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas da substancias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição , etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contem álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, aqui se aplica o dito “semelhante dissolve semelhante”: substancias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substancias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.
A concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP – Conselho Nacional do Petróleo, deve estar entre 18% e 24%.
A gasolina padrão tem uma densidade entre 0,72g/cm3 e 0,75g/cm3, a gasolina adulterada apresenta, em geral, uma densidade menor, devido a adição de compostos orgânicos menos densos. Densidade é a massa por unidade de volume de uma substancia. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa de substâncias por seu volume. Podemos caracterizar uma substância através de sua densidade. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3).
Objetivos:
Neste experimento visou-se calcular a porcentagem do álcool na gasolina e determinar a densidade da gasolina na