relatorio
TECNOLOGIA DE GRÃOS, RAÍZES E TUBÉRCULOS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
CARACTERIZAÇÃO DO GRÃO DE TRIGO E DETERMINAÇÃO DO PESO ESPECÍFICO REAL E PESO ESPECÍFICO APARENTE
OURO PRETO
AGOSTO/2014
INTRODUÇÃO
O trigo é uma gramínea do gênero Triticum. Dentre os tipos de trigo encontrados, existem tanto tipos geneticamente modificados quanto tipos silvestres. Ele está entre as plantas mais cultivadas no Brasil e no mundo.
Das diferentes espécies modificadas, cada uma delas se adéqua mais a utilização para produção de um tipo de alimento. A proporção da presença de cada substancia componente do grão, como amido, minerais, proteínas e vitaminas varia de acordo com a genética do grão.
O Triticum aestivum, conhecido como grão comum é o mais cultivado. Ele é amplamente utilizado na fabricação de pães. O Triticum compactum também é muito utilizado pela característica de produzir menor teor de glúten (responsável pelo crescimento e textura dos produtos feito com farinha). É muito utilizado para fabricação de bolos e biscoitos macios e pouco crocantes. Já o Triticum durum é utilizado para fabricação de massas devido à sua característica de formar glúten mais resistente que permite textura firme mesmo após cozimento.
OBJETIVO
A) Estudar os componentes do grão de trigo.
B) Calcular o peso específico real e peso especifico aparente de grãos de trigo.
MATERIAIS E MÉTODOS
-Proveta graduada 100mL e 250mL
-Grão de trigo YOKI
-Balança analítica
-Água
-Estilete
-Paquímetro
Caracterização do grão de trigo
Utilizando um estilete, cortou-se um grão de trigo longitudinalmente e outro tranversalmente. Verificou-se estrutura e características dos mesmos. Mediu-se com auxilio de um paquímetro cinco grãos de trigo. Calculou-se a média e o desvio padrão das amostras a partir das formulas:
Determinação do peso específico real e peso específico aparente
Pesou-se um recipiente (proveta graduada de 100mL),