RELATORIO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS/Educador de Creche
Infantil II
A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO
ESPAÇO EM EDUCAÇÃO INFANTIL.
Nessa fase tudo quer sentir, tocar, amassar, morder, cheirar. É nessa hora que elas pedem estímulos. Acriança, nessa fase, adquire novas habilidades a cada dia. Caminhando agora com desenvoltura, quer investigar o mundo que se abre para ela. Não permanece muito tempo no mesmo lugar, na mesma atividade, porque tem milhares de coisas e lugares para explorar.
Idade de 1 ano e 6 meses a 2 anos e 6 meses Infantil III
Nessa fase visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças individuais de cada um.
Idade que vai de 2 anos e 6 meses a 3 anos e 6 meses.
Muito se tem discutido a respeito do atendimento às crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos nas Creches e o potencial destas instituições no sentido de promover a formação integral das crianças.
A trajetória da Educação Infantil sempre esteve ligada ao conceito de infância que o homem construiu ao longo da história, perpassando pela ideia de “adulto em miniatura” até o atual conceito de criança vista como “sujeito com características peculiares e em processo de desenvolvimento”.
Atualmente, tem crescido a importância atribuída pela sociedade às experiências do indivíduo na primeira infância.
A legislação atual passa a considerar a educação infantil como um direito da criança, um dever do Município em oferecer tal educação e opção da família, constituindo-se na primeira etapa da educação básica.
A creche sofreu inúmeras transformações ao longo dos anos, chegando hoje a uma definição legal que pretende por fim às discussões sobre seu principal papel que objetiva: “A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis