História da Igreja
Livro: História da Igreja Cristã Capítulo XI
1. Que poderes tinha Carlos V na Alemanha? Quais eram os seus pontos de vista religiosos?
Era descendente direto do rei da Espanha;
- Tornou-se senhor dos países baixos;
- Foi eleito para o trono da Alemanha em 1519;
Apesar de ser descendente de alemães sua natureza espanhola foi predominante. Por isso nunca conviveu com alemães, pois afirmava não entende-los.
Quanto à sua religião, era um homem dominado pelo pensamento da Idade Média. Considerava a necessidade de reforma na igreja, sobretudo lutou para que isso acontecesse. Em suma, podemos dizer que foi um homem perseverante em sua luta.
2. Fale sobre Lutero antes de sua entrada para o mosteiro. Porque ele se tornou monge?
Nasceu em Eisleben (1483-1546), descendente de uma família de camponeses. Seu pai trabalhava numa mina de ferro e, durante a sua infância, foi um homem de poucos recursos.
Mais tarde, depois de prosperar, investiu na educação de seu filho.
Seu preparo religioso veio como resultado de sua criação, pois sua família era piedosa e simples.
Quando completou 18 anos, ingressou na universidade alemã de Erfurt, aprofundando-se em filosofia medieval.
Tornou-se monge, entrando para o convento dos Agostinhos em Erfurt. Lutero seguiu esse caminho sacrificando, por causa da sua salvação da sua alma, tudo o que o mundo podia lhe oferecer. Ele foi um homem abnegado.
3. Descreva sua luta espiritual e o progresso que alcançou na sua revelação.
Quando estava no mosteiro tinha grandes lutas consigo mesmo por causa de seus pensamentos. Seu objetivo ao entrar no mosteiro era buscar a salvação, porém não encontrava a paz e a segurança daqueles que procuram que resulta na vida de quem anda nos caminhos de Deus. Por isso ele praticava muitos jejuns, vigílias, flagelações. Nos casos mais leves ele procurava em seu confessor a absolvição dos pecados.
Depois de livrar-se da indescritível angústia