Relatorio
O experimento visa à observação do princípio de Arquimedes. Os experimentos realizados consistem na determinação das medidas do peso aparente e do empuxo de um corpo imerso parcialmente em dois recipientes com fluidos diferentes: água e uma solução de água e sal.
2. Objetivos:
Verificar experimentalmente o Princípio de Arquimedes;
Determinar o empuxo teórico e experimental nos dois fluidos, comparando-os posteriormente;
Calcular a densidade dos dois líquidos;
Observar o peso aparente do corpo quando mergulhado nos dois líquidos diferentes;
Reconhecer a dependência do empuxo em relação à densidade do líquido deslocado.
3. Introdução:
3.1. Princípio de Arquimedes:
O sábio grego Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a uma força exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo (E).
Portanto, num corpo que se encontra imerso em um líquido, agem duas forças: a força peso (P), devida à interação com o campo gravitacional terrestre, e a força de empuxo (E), devida à sua interação com o líquido.
O Princípio de Arquimedes enuncia que: “Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gás) sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo”.
3.2. Empuxo:
O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto à força Peso, causa o efeito de leveza nos corpos.
Seja Vf o volume de fluido deslocado pelo corpo. Então, a fórmula do empuxo é dada por:
E = Df * Vf * g
Onde: E= empuxo (N); Df= densidade do fluido (Kg/m³); Vf = volume do fluido deslocado (m³) e g = aceleração da gravidade (m/s²).
3.3. Peso Aparente:
O peso aparente é o peso efetivo e corresponde à diferença entre o peso real e o empuxo. Sendo assim:
Pa = Pr – E
Onde: Pa = Peso aparente (N);