FICHAMENTO
Psicanálise
Contribuições para à Educação
SHIRAHIGE,Elena Etsuko; HIGA, Marília Matsuko. A contribuição da psicanálise á educação. In.: CARRARA, Kester (org.) São Paulo: Avercamp, 2004. p. 13-45.
A psicanalise tem o papel de se aprofundar no psiquismo humano para conhece-lo. E a expressão "psicanálise" vem da ciência, que quer dizer uma área de conhecimento.
Ela surgiu na Alemanha como uma ciência independente, tendo como objetivo de análisar a conciência. Naquele tempo existiam muitas críticas a essa concepção de psicanálise, e Sigmund Freud um dos críticos de uma visão tradicional dizia que a análise da consciência era limitada, porque para entender melhor o comportamento humano requeria um elemento chamado, o inconsciênte.
Freud teve uma experiência importante com Breuer, um médico que utilizava um método em que o pasciente era curado por falar de si próprio, e foi assim que Freud encontrou o caminho para alcançar as coisas que estavam no inconciente chamando então de método catártico. Ele concluiu que os acontecimentos que ficavam no inconciênte era importante para o comportamento atual do indivíduo e foi assim que ele desenvolveu seu método.A utilização desse método possibilitou a Freud destacar a importância dos acontecimentos durante a infância.
A estrutura da personalidade
Ao estudar o aparelho psiquico do individuo a psicanalise dividiu-o em três partes: id, ego e superego, e são eles que compõe a personalidade.
O id são os nossos impulsos e istinto, ele nos faz agir de acordo com os nossos desejos e vontades. Quando ocorre uma estimulação externa ou uma excitação interna a tensão do organismo aumenta o id vem para descarregar essa tensão.
O ego esta entre o id e o superego, sendo o equilibrio dos dois, ele pode ser chamado de psicologico da personalidade. Enquanto o id se interessa em saber apenas oque é bom ou ruim, o ego quer se certificar de que a experiencia é real ou falsa. Nisso ele procura um objeto apropriado para