Fichamento
Refêrencia:LUFT,Celso Pedro. A Vírgula: Considerações sobre o seu ensino e seu emprego 2.ed.São Paulo: ÁTICA,2009.
Síntese Geral: O livro de Celso Pedro, apresenta as principais nações da análise do Discurso '' a vírgula'', além de descrever o desenvolvimento dessa disciplina desde o seu surgimento. Em 2009, publicou seu livro a vírgula, que se baseia nas ideias teóricas e sua importancia.
Capítulos: 1- Sobre a pontuação; 2- Vírgula- definição; 3- A importancia da vírgula; 4- Regras para o emprego da Virgula; 5- A vírgula no vestibular de português; 6- Sujeito e vírgula; 7- E sim sem vírgulas e velhos com reticências; 8- Todavia e vírgula; 9- Um pois mal pontuado; 10- Da vírgula nas orações adjetivas; 11- Vírgula e que ; 12- Vírgula e o qual ; 13- Vírgula antes de porque; 14- A vírgula e o aposto; 15- A vírgula e os nomes proprios; 16- A vírgula do vocativo; 17- As vírgulas que semparam encaixes; 18- Vírgula antes de parênteses; 19- Algumas vírgulas mal colocadas; 20- Vírgula e estilo;
1- Sobre pontuação (p. 7-8)
A nossa pontuação na língua portuguesa obedece os critérios sintáticos , e não prosódicos. É importante lembrarmos isso a todos aqueles que escrevem, para evitar as demais vírgulas. As grmáticas ensinam que cada vírgula corresponde a uma pausa,mas nem toda pausa corresponde a uma vírgula.
Exemplo 1: '' Devemos pensar antes de agir e , respeitar ps direitos dos outros.''
Exemplo 2: '' Ele afirmou energicamente que, tudo aquilos era mentira.'' Ou então vírgula entre verbo e seu complemento oracional:
Exemplo 3: '' Informamos , que até dezembro...''
''Vejamos o critério da vírgula como varia de língua para língua. O alemão por exemplo, põe toda oração subordinada entre vírgula''
Exemplo 4: ''Der mann, der dort geht, ist krank''
Em português:
Exemplo 5: O homem que ali vai está doente.
Vírgula proibida entre substantivo e oração adjetiva recritiva.