Relatorio
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Mondubim
Área Episcopal Nossa Senhora da Conceição
Arquidiocese de Fortaleza
A pastoral da catequese de comunhão tem 98 colaboradores, entre catequistas e auxiliares, divididos em 13 comunidades, são elas: Matriz, Sítio Corrego, Santana, Santa Rosa, Beira Rio, Novo Mondubim, Santa Terezinha, Conj. Esperança, Apolo XI, Esperança III, Presidente Vargas, Fluminense e Planalto Vitória. A Pastoral assiste a mais de mil crianças ou adolescentes entre 8 e 13 anos de idade. A comunidade São Mateus é assistida pelas comunidades vizinhas quando se refere a esse serviço.
Esta pastoral, hoje, tem como fim a preparação pedagógica, social e espiritual de catequistas, por meio de formações de metodologia catequética, com psicólogos e profissionais da área e, consequentemente, uma boa formação catequética para os catequizandos e seus pais. Este ano, mais que atingir as crianças, assumiu-se um compromisso maior e muito mais consistente, a catequização da família por meio de formações com os pais sobre o mesmo conteúdo estudado por seus filhos, concretizando também uma das prioridades de nossa paróquia, a pastoral de conjunto, caminhando com o auxílio da Pastoral da Família nessas formações.
Ainda temos um grande desafio a ser superado, a conscientização dos catequistas a cerca de suas obrigações com a pastoral, com a comunidade e, principalmente, com os catequizandos. Percebe-se na partilha de muitos coordenadores a ausência de compromisso de alguns catequistas que não tomam essa pastoral como prioridade, o que acarreta em turmas cheias, catequistas sobrecarregados, catequistas sem formação adequada e, consequentemente, a má qualidade da ação evangelizadora.
Foram apontados pelos catequistas alguns pontos positivos neste ano. Primeiramente foi apontada a apostila de catequese da Paróquia do Mondubim, por meio dela, as turmas de catequese caminham juntas, as crianças têm a mesma formação e