relatorio
Este trabalho tem como objetivos conhecer sobre a gestão escolar na instituição de ensino; saber como é a relação entre funcionários, professores, alunos e gestora escolar; analisar as características da gestão democrática e participativa existente na escola campo; observar os diferentes tipos de gestão existente no dia-a-dia escolar; e perceber a verdadeira atuação do gestor frente a problemas e conflitos que venham a surgir.
Através desse estágio foi possível conhecer a realidade da instituição escolar e analisar sobre os profissionais existentes nela. Isso nos possibilitou pensar em qual área queremos atuar e qual tipo de profissional queremos ser. Pois há muitas pessoas querendo emprego, porém na área que há vagas não há profissionais habilitados. Como acontece na educação, nem sempre um profissional que atua nas escolas está habilitado para exercer tal função. Para ser um gestor escolar é preciso ter mais do que apenas um curso de administração, é preciso saber lidar com pessoas, saber sobre suas necessidades e habilidades. Um gestor é responsável por uma equipe de profissionais, ele precisa ter habilidade para lidar com pessoas, para conseguir desempenhar sua função com sucesso.
Desenvolvimento
a) Investigação e analise das diversas modalidades de gestão: entrevista com administradores escolares, supervisores de ensino, coordenadores de ensino, coordenadores de área, setores de RH, outros.
Em relação à gestão da sala de aula (atuação do professor) é possível observar que a maioria das decisões são tomadas exclusivamente pela professora, que fica responsável por elaborar todas as atividades e dificilmente consulta a opinião dos alunos. Quase sempre traz tudo pronto de casa, e apenas passa para as crianças sem pedir a opinião deles. São poucas as oportunidades que os alunos têm de escolher ou opinar sobre determinado assunto, pois a professora raramente pergunta a eles o que querem aprender ou sobre como querem