relatorio
Peixes
PACU (Piaractus mesopotamicus)
Locais encontrados: bacias dos rios Paraná e Uruguai. Ele ocorre em todo o Brasil e nas regiões da Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Alimentação:
onívoro, alimentando-se de frutas, matéria vegetal em geral e pequenos peixes.
Habitat:
rios e lagoas nas épocas de cheia
Características
Peixe de escamas com corpo comprimido, alto e em forma de disco, apresentando quilha ventral com espinhos, cujo número pode variar de 6 a mais ou menos 70. As escamas são pequenas e numerosas e o osso maxilar é pequeno e sem dentes. Alcança mais de 70 cm de comprimento e pode pesar até 20 Kg. Dentes molariformes. Coloração cinza-escura no dorso e ventre amarelo dourado , podendo se alterar quanto aos tons devido o ambiente. Vem sendo muito utilizado na piscicultura e para a formação do híbrido tambacu em cruzamento com o tambaqui. Vive na água doce.
Piau (Leporinus freiderici)
Locais encontrados
O Piau-Três-Pintas habita margens de rios, lagos e florestas inundadas.
Sua espécie é distribuída nas Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata.
Habitat
O Piau-Três-Pintas habita margens de rios, lagos e florestas inundadas.
Alimentação
É um peixe onívoro, com tendência a carnívoro (principalmente insetos) ou frugívoro (frutos e sementes pequenas), dependendo da oferta de alimentos.
Características
O Piau-Três-Pintas é um peixe de escamas, muito importante para a pesca de subsistência e para o comércio local, mercados e feiras. Possui coloração prata, com 3 manchas escuras nos flancos. Daí o seu nome. Tem nadadeiras ligeiramente douradas e nadadeira caudal escura. Possui dentes em forma de pinça. Pode alcançar 40 cm de