REABILITAÇÃO PULMONAR
DEPARTAMENTO DA ÁREA DE SAÚDE
DANIEL JORGE
REABILITAÇÃO PULMONAR
Feira de Santana
2014
DANIEL JORGE
REABILITAÇÃO PULMONAR
Trabalho apresentado como requisito parcial para disciplina Pneumofuncional, apresentado para obtenção do curso de Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências.
Orientador: Prof. Vilmar Zan.
Feira de Santana
2014
Definição
Reabilitação pulmonar é uma intervenção multiprofissional, integral e baseada em evidências para pacientes com doenças respiratórias crônicas que sejam sintomáticos e frequentemente tenham diminuição das atividades da vida diária. A reabilitação pulmonar, integrada ao tratamento individualizado do paciente, é delineada para reduzir sintomas, otimizar a capacidade funcional, aumentar a participação e reduzir os custos por meio da estabilização ou reversão das manifestações sistêmicas da doença.
Indicação
Historicamente, a Reabilitação Pulmonar tem sido utilizada para pacientes com DPOC. Entretanto, ela tem sido aplicada com sucesso em pacientes com outras doenças pulmonares crônicas, tais como doenças intersticiais, fibrose cística, bronquiectasias, alterações de caixa torácica (cifoescoliose) e doenças neuromusculares. Além disso, ela tem sido empregada como parte de avaliação, preparação e recuperação da cirurgia redutora de volume pulmonar e transplante pulmonar. Portanto, a Reabilitação Pulmonar é apropriada para qualquer paciente com doença respiratória estável e com sintomas incapacitantes. Ganhos em programa de reabilitação ocorrem independente da idade, gênero ou função pulmonar.
Contra Indicação
Pacientes com problemas locomotores, neurológicos ou distúrbios cognitivos significativos podem ser incapazes de executar exercícios com segurança, restringindo-se, nesses casos, as intervenções do programa à educação, nutrição e apoio psicossocial. Nos casos específicos de