relatorio
Elaboração de um relatório de um trabalho experimental
Um relatório deverá obedecer à seguinte estrutura:
•
Resumo o Objectivos do trabalho o Metodologia utilizada o Principais resultados o Conclusões mais importantes
•
Índice
1. Introdução teórica o Apresentação dos fundamentos teóricos subjacentes ao trabalho realizado o Identificação das principais equações
2. Parte experimental o Material e reagentes utilizados o Procedimento
experimental
(incluindo
esquema
da
montagem
experimental)
3. Apresentação e discussão dos resultados o Apresentação dos resultados experimentais (sob a forma de tabelas) o Exemplificação de cálculos o Tratamento estatístico (por exemplo, obtenção de correlações entre variáveis) e gráfico dos resultados o Discussão dos resultados obtidos, análise dos gráficos e comparação com os valores esperados
4. Conclusões e sugestões o Conclusões do trabalho o Sugestões para trabalhos experimentais posteriores
5. Nomenclatura ou simbologia o Definição das variáveis e parâmetros utilizados (incluindo as respectivas unidades ou dimensões) por ordem alfabética (alf. latino, alf. grego e se necessário índices superiores e inferiores)
6. Bibliografia
1
Química – Elaboração de um relatório de um trabalho experimental o Referências bibliográficas utilizadas na elaboração do trabalho (livros, artigos de revistas, teses, relatórios, etc.)
7. Apêndices o Devem incluir deduções matemáticas extensas, tabelas com propriedades físicas, curvas de calibração, descrição de equipamentos, análise de erros inerentes aos cálculos realizados, apresentação de resultados e exemplificação de cálculos de menor importância, curvas experimentais em papel registador, etc.
Consoante a natureza do trabalho, alguns destes capítulos poderão omitir-se ou fundirse.
Algumas notas:
•
O trabalho deverá ser estruturado em capítulos e/ou secções,