noções de criminologia
1. Conceito, métodos, objetos e finalidade da Criminologia.
1.1. Conceito de Criminologia
Etimologicamente criminologia vem do latim crimino (crime) e do grego logos (estudo, tratado), significando o ‘estudo do crime’.
Entretanto, a criminologia não estuda apenas o crime, como também as circunstâncias sociais, a vítima, o criminoso etc.
Criminologia é a ciência empírica (baseada na observação e experiência) e interdisciplinar que tem por objeto de análise a personalidade do autor do comportamento no delito, da vítima e do controle social das condutas criminosas.
A palavra criminologia foi pela primeira vez usada em 1883 por
Topinard e aplicada internacionalmente por Rafael Garófalo, em seu livro Criminologia.
1.2. Objeto do estudo da criminologia
2
A criminologia tem múltiplo aspecto de aplicação e estudo, porém nos primórdios ocupava-se de definir o crime (década de 30, Paris).
Apesar de o direito penal e a criminologia estudarem o crime, cada qual o faz de seu modo: direito penal (ciência normativa crime como regra anormal de comportamento); criminologia (ciência causalexplicativa
crime, criminoso, esquemas de combate à criminalidade, prevenção, vítima e terapêuticas ressocializantes).
Objeto é tudo o que se relacionar com o crime e o criminoso, a saber: conduta do criminoso; forma de execução do crime; tempo e lugar de execução; características do delinqüente (idade, sexo etc); exame da vida pregressa; papel da vítima; mecanismos de controle etc. Assim: delito, delinqüente, vítima e controle social.
1.3. Métodos na criminologia
Método é o meio empregado pelo qual o raciocínio humano procura desvendar um fato, referente à natureza, ou à sociedade ou ao próprio homem. No campo da criminologia essa reflexão humana deve estar apoiada em bases científicas, sistematizadas por experiências, comparadas e repetidas, visando buscar a realidade que se quer alcançar. No campo da criminologia