Noções de criminologia
1 - As causas e as concausas da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade;2 - As manifestações e os efeitos da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade e,3 - A política a opor, assistencialmente, à etiologia da criminalidade e da periculosidade preparatória dacriminalidade, suas manifestações e seus efeitos.
Conceito de Criminologia:
A Criminologia é um conjunto de conhecimentos que estudam o fenômenoe as causas da criminalidade, a personalidade do delinqüente e sua conduta delituosa e a maneira deressocializá-lo. É a definição de Sutherland. Ciência que como todas as que abordam algum aspectoda criminalidade deve tratar do delito, do delinqüente e da pena. Segundo a Unesco, a criminologia sedivide em geral (sociológica) e clínica.Na concepção de Newton Fernandes e Valter Fernandes, criminologia é o "tratado do Crime". A interdisciplinaridade da criminologia é histórica, bastando, para demonstrar isso, dizer queseus fundadores foram um médico (Cesare Lombroso), um jurista sociólogo (Enrico Ferri) e ummagistrado (Raffaele Garofalo). Assim, além de outras, sempre continuam existindo as três correntes: a clínica, a sociológicae a jurídica, que, ao nosso ver, antes de buscarem soluções isoladas, devem caminhar unidas e inter-relacionadas.
A criminologia radical busca esclarecer a relação crime/formação econõmico-social, tendocomo conceitos fundamentais relações de produção e as questões de poder econômico e político. Já acriminologia da reação social é definida como uma atividade intelectual que estuda os processos decriação das normas penais e das normas sociais que estão relacionados com o comportamentodesviante.O campo de interesse da criminologia organizacional compreende os fenômenos deformação de leis, o da infração às mesmas e os da reação às violações das leis. A criminologiaclínica destina-se ao estudo dos casos particulares com o fim de estabelecer diagnósticos