relatorio
A extração é usada com frequência para separar um ou mais componentes de uma mistura, baseia-se no principio que um determinado soluto distribui-se de modo equilibrado entre duas fases imiscíveis em uma razão determinada pela solubilidade relativa do soluto em cada fase. A extração raramente fornece um produto puro. Ao fim do processo, o produto principal pode ser removido por filtração caso seja um sólido insolúvel no meio ou destilado da mistura bruta se for um liquido de baixo ponto de ebulição.
Funções orgânicas ácidas ou básicas, após tratamento com uma base dão origem a sais solúveis. O processo de extração é então realizado utilizando-se um funil de separação.
2. OBJETIVO
Isolar os componentes ácido, básico e neutro do analgésico (Doril), um medicamento que contém cafeína e paracetamol. Depois de dissolver a mistura em um solvente apropriado, a solução é extraída consecutivamente por uma solução aquosa de um ácido e depois por uma solução básica.
3. Materiais e Métodos
Para a realização do experimento foram utilizados béquer 100ML (4); Erlenmeyer 250Ml(2); funil de separação 125mL;balança;gral e pistilo. Os reagentes e solventes selecionados foram comprimidos de Analgésico (Doril); clorofórmio; HCL 5%; HCL 10%; NaHCO3 5%; NaOH 5%; NaOH 10%.
Triturou-se 5 comprimidos de Doril,dissolveu-se em 50 mL de clorofórmio e filtrou-se para o funil de separação.
No primeiro momento extraiu-se a base (cafeína), adicionando 20 mL de HCL 5% ao funil de separação,agitou-se até a separação das fases.Transferiu-se a fase aquosa para um béquer.Repetiu-se a operação recolhendo a fase aquosa no mesmo béquer. As fases aquosas contem o sal de cafeína(cloridrato de cafeína),que é solúvel em água.Rotulou-se esta fração como FB(Fração básica)
Extração do Ácido (ácido acetilsalicílico): Adicionou-se 20 mL de NaHCO3 5% à mistura em clorofórmio