relatorio
Esta atividade tem com objetivo observar e compreender os efeitos da poluição na biodiversidade. Para isso colocou-se em 3 provetas 10ml de uma infusão e de seguida acrescentamos 10ml de lixivia em uma e outros 10ml de vinagre em outra, para simular o efeito de agentes poluentes na biodiversidade. Esperamos uma hora para os agentes poluentes fazerem efeito na infusão e utilizamos o microscópio para observar as diferentes misturas. Observamos que o número de microrganismos vivos na infusão com lixivia e na infusão com vinagre é nulo e na infusão existe um número considerável de microrganismos vivos. A falta de microrganismos nas primeiras duas misturas deve ao facto destes serem agentes poluentes.
A escolha de água parada para a atividade deve-se a esta ser um ambiente onde, normalmente, existe muita biodiversidade pois este tipo de ambientes está provido de condições que favorecem a sua formação. Neste ambiente costuma existir microrganismos como rotíferas, tardígradas, gastrotrichas, ectoproctas, germes e várias células protozoárias.Com isso em vista fica claro que este é um excelente ambiente para visualizar os efeitos da poluição na biodiversidade.
A biodiversidade tem vindo a ser cada vez mais ameaçada devido à poluição. Esta pode ser de vários tipos dependendo da área de intervenção do homem, podendo prejudicar, os solos, as águas (superficiais e subterrâneas) e a atmosfera. Nesta atividade verificamos o efeito da poluição na água e as consequências que ela traz para os seres vivos e para nós, já que nos alimentamos por vezes destes.
Por último concluímos que não é preciso muito para ocorrer a destruição da biodiversidade num ecossistema, qualquer desequilíbrio nos ecossistemas pode provocar a curto ou a longo prazo uma alteração negativa nos diferentes subsistemas terrestres.
Resultados
Depois de algum tempo observamos no microscópio que na primeira lamela, que apenas continha água de infusão existia microrganismos como