Ambiental
SUBSTÂNCIA: Cascalho.
JULHO / TO
SUMÁRIO
Conteúdo
III – DADOS DO EMPREENDIMENTO:
3.1. Informações Gerais: - Localidade: Zona Rural (proximidade setor Barros).
- Munícipio: Araguaína – TO
- Especificações da área: área requerida, de lavra, construída e de atividade ao ar livre ( lavra de beneficiamento e pátios de estocagem e manobras de veículos e máquinas).
1.INTRODUÇÃO:
O PCA ora apresentado visa complementar o estudo ambiental referente ao Registro de Licença para extração de Cascalho a ser efetuada no Municipio de Araguaína-TO.
2. PROPOSIÇÃO DE MEDIDAS DE CONTROLE E MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS:
2.1. Medidas de controle da poluição das águas (Sistema de controle de rejeitos/efluentes):
Como medida de controle de poluição das águas, as medidas tomadas devem ser rígidas e constantemente fiscalizadas uma vez que envolve máquinas e motores em funcionamento, aumentando também a possibilidade de vazamentos de óleo combustível e lubrificante.
É também importante a fiscalização quanto ao lançamento de qualquer tipo de material nos mananciais. A manutenção e a troca de óleo graxos dos motores a diesel devem ser feitas de forma adequada, em lugar adequado, ferramentas apropriadas, utilizando-se de vasilhames e local adequado para evitar o derramamento de óleo. O óleo já utilizado deverá ser armazenado em tambores e enviado para reciclagem, não podendo em hipótese nenhuma serem lançados nos vales e ribeirões.
2.2. Medidas de controle para sistema de captação de água:
A água a ser utilizada na produção é tão somente para a refrigeração dos equipamentos utilizados no processo de extração. A água utilizada para consumo humano será tratada e fornecida pela empresa encarregada da distribuição para toda a cidade de Araguaína, que por sua vez será acondicionada em recipientes adequados e posta