relatorio
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA – FAET
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA – DENE
ENGENHARIA ELÉTRICA
LABORATÓRIO DE FÍSICA IV
DOCENTE:HAROLDO ZATTAR
DISCENTES:BRUNO RENOSTRO
Trabalho Sobre Filtros Passivos
1-Conceito de dB,dBu, dBm,dBv, dB A unidade dB é uma unidade logarítmica que forma uma escala de níveis de sinal, aplicada a níveis de potencia ou grandezas cujo quadrado seja proporcional a potencia.Esta unidade recebeu o nome de Bel(B) em homenagem a Alexander Graham Bell, o inventor do telefone, o Bel é representado da seguinte forma:
Bel=log( Onde log é o logaritmo na base 10.
Como cada variação de 1 bel na escala equivale a uma multiplicação por 10 do valor da potência, surgiu a necessidade de um submúltiplo para indicar as variações menores. Por conseguinte criou-se o decibel (dB), onde temos a variação de 10dB para cada variação de 1 bel no nível de potência. Então podemos escrever:
X decibéis=10.log()
P = potência medida
P0 = potência de referência Vale a pena lembrar que o dB é uma unidade relativa, com isso torna-se necessário sempre especificar a grandeza de referência. Mais tarde, esta escala de decibéis foi aplicada a diversas grandezas associadas a acústica e aos movimentos vibratórios, mas sempre manteve sua ligação com a potência e a energia dos sinais e sistemas, assim o Bel foi sendo abandonado. Agora podemos dar uma definição melhor para o decibel, ou seja, é uma unidade de medida derivada do “Bel” (1) utilizada para comparar duas potências, equivalendo a:
10.log()
P = potência medida P0 = potência de referência Quando P = P0 temos o nível de 0dB
Para grandezas onde o quadrado é proporcional a potência (tensão, corrente elétrica, pressão sonora, força e velocidade) temos:
Tensão: xdB=20.log() V0 = é a tensão de referência
Corrente elétrica: xdB=20.log() I0 = é a corrente elétrica de referência
Pressão