RELATORIO
CONCEITO
Relatório é o documento através do qual se expõem os resultados de atividades variadas.
O relatório assume, a cada dia que passa, a cada dia que passa, maior relevo na administração moderna, porque é impossível para um administrador ou um técnico, em cargo executivo, conhecer a acompanhar pessoalmente todos os fatos, situações e problemas que, por seu vulto, devam ser examinados.
Para redigir um bom relatório, não basta alinhar os fatos. Ele deve ser objetivo, informativo e apresentável.
O relatório constitui um reflexo de quem o redige, pois espelha sua capacidade.
NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO
Lido, examinado e arquivado, ele será, a qualquer tempo, um documento hábil e a demonstração do trabalho de seu autor. Daí a necessidade de as pessoas encarregadas de sua feitura aprimorarem, ao máximo, sua execução, obedecendo a algumas normas básicas que lhe darão coerência, tornando-o claro, fácil de ser consultado e substancial. Essas normas são:
EXTENSÃO ADEQUADA
Sempre que possível, convém evitar o relatório muito longo, pressupondo-se que ele é feito exatamente para economizar o tempo da pessoa que o lê.
A extensão do contexto de um relatório varia de acordo com a importância dos fatos relatados. Assim, um relatório de uma visita de inspeção, por exemplo, não se compara ao relatório anual de uma empresa.
Quando o relatório for curto, poder-se-ão numerar os parágrafos (na margem esquerda, com exceção do primeiro).
LINGUAGEM
A linguagem deve ser objetivada, despojada, precisa, clara e concisa, sem omitir qualquer dado importante. Aconselha-se a elaboração de um relato sucinto, acompanhado de possíveis anexos, quadros e ate gráficos. Ás vezes, o relatório apresenta tradução em uma ou mais línguas.
REDAÇÃO
Redação simples, com boa pontuação e ortografia correta. Se for de técnico para técnico, o relatório poderá ser redigido na linguagem específica comum. Se for redigido para um leigo, deve-se procurar traduzir as