relatorio
Há quem o identifique[quem?] com o ourives, autor da Custódia de Belém, mestre da balança, e com o mestre de Retórica do rei Dom Manuel.
A obra vicentina é tida como reflexo da mudança dos tempos e da passagem da Idade Média para o Renascimento, fazendo-se o balanço de uma época onde as hierarquias e a ordem social eram regidas por regras inflexíveis, para uma nova sociedade onde se começa a subverter a ordem instituída, ao questioná-la. Foi, o principal representante da literatura renascentista portuguesa, anterior a Camões, incorporando elementos populares na sua escrita que influenciou, por sua vez, a cultura popular portuguesa.
Índice
[esconder]
1 Biografia
1.1 Local e data de nascimento
1.2 Poeta-ourives?
1.3 Dados biográficos
2 Contexto histórico
2.1 O Teatro português antes de Gil Vicente
3 Obra
3.1 Características principais
3.2 Elementos filosóficos na obra vicentina
3.3 Personagens
4 Legado
4.1 Obras
5 Referências
6 Ligações externas
Biografia
Gil Vicente, tal como costuma ser representado
Local e data de nascimento
Apesar de se considerar que a data mais provável para o seu nascimento tenha sido em 1466 — hipótese defendida, entre outros, por Queirós Veloso— há ainda quem proponha as datas de 1460 (Braamcamp Freire) ou entre 1470 e 1475 (Brito Rebelo). Se nos basearmos nas informações veiculadas na própria obra do autor, encontraremos contradições. O Velho da Horta, a Floresta de Enganos ou o Auto da Festa, indicam 1452, 1470 e antes de1467, respectivamente. Desde 1965, quando decorreram