Relatorio
Padronização de uma solução é usada para encontrar a concentração real de uma substância. Esse método é muito utilizado principalmente para um controle de qualidade onde será feito com valores exatos. Em uma análise volumétrica, para que ocorra com exatidão é necessário que a solução esteja padronizada. Existem muitas substância que já são P.A. (para análises), mesmo assim é utilizada a padronização pelo falto de uma substância absorver água, CO2, perder água ou conter outras impurezas desprezadas pelos fabricantes. Para ser feita a padronização é preciso utilizar uma substância que seja padrão primário. Essa substância deve ter grau de pureza 99,95%, estável, não reagir com substâncias existentes no ar e com a luz, não volátil, massa molecular elevada, baixo custo, fácil acesso e ter o valor de sua concentração. Sabendo a quantidade da solução padrão utilizada na titulação calcula-se a concentração da substância.
Parte A – Padronização Aquosa de NaOH
Procedimento
Primeiramente, lavou-se e fez-se o ambiente em todas as vidrarias, exceto nos erlenmeyers que basta apenas lavá-los.
- PREPARO DA SOLUÇÃO DE NAOH Inicialmente, pesou-se em um béquer 0,4585g de NaOHcom a utilização de uma balança analítica de precisão. Em seguida, acrescentou-se cerca de 10 mL de água destilada, agitando-se levemente o béquer com a solução após a adição da água. Posteriormente transferiu-se a solução de NaOH para o balão volumétrico de capacidade de 100 mL, adicionando-se mais agua destilada até completar o menisco.
- TITULAÇÃO COM BIFTALATO DE POTÁSSIO Com a utilização de uma balança analítica de precisão, pesou-se em um béquer 0,2042g de biftalato de potássio, o qual já estava dessecado em estufa em temperatura de 105 ºC. Adicionou-se uma quantidade de água no béquer que continha 0,2042 g biftalato. A solução foi transferida para um balão volumétrico com capacidade de 100 mL. Em seguida, adicionou-se mais água