Relatorio
No experimento do movimento em meio viscoso temos o estudo do comportamento do movimento de uma esfera metálica num meio viscoso, determinando experimentalmente o tipo de movimento descrito por uma esfera de aço que se desloca no interior de um tubo de vidro contendo um líquido viscoso.
Já no experimento da sifonação de líquidos temos por objetivo a verificação experimental do comportamento do escoamento de líquidos por meio de um sifão, encontrando também as funções que regem o seu comportamento na sifonção em nível e em desnível.
Resumo
A partir dos intervalos de tempo obtidos em sala de aula com a ajuda do tubo de vidro contendo um líquido viscoso, a utilização de um imã e um cronômetro, pretende-se obter a velocidade da esfera através de um coefiente angular da reta média presente em um gráfico de d x t, construido com os dados da tabela.
2
Resumo
Já na sifonação de líquidos, após preenchida uma das provetas até a marca de 500 ml deixando uma outra vazia, e com a utilização de tubos de vidro para a transferencia da água, onde foram cronometrados os tempos de escoamento da água, uma tabela de intervalos foi então foi construida, e a partir desta pretende-se obter a equação do escoamento de água contido na proveta em função do tempo.
Introdução Teórica
MOVIMENTO EM MEIO VISCOSO
Na figura acima temos o tubo de vidro apoiado sobre o bloco de madeira com uma inclinção de um ângulo menor que 10°, onde estão marcadas as posições P0, P1 , P2, etc...
3
Imã:
Para este experimento é necessário a utilização de um imã para posicionar a esfera de aço no extremo mais alto do tubo.
Cronômetro:
O Cronômetro será imprescindível para a realização do experimento, pois com este serão marcados os intervalos de tempo no decorrer da trajetória da esfera de aço.
SIFONAÇÃO DE LÍQUIDOS
Na figura 1 temos o processo de escoamento da água de uma proveta para outra, já na figura 2 temos o final do escoamento, onde os volumes se igualam em ambas as