rELATORIO
Objetivo da Técnica
Essa Técnica permite a separação de amostras bacterianas em Gram Positiva e Gram Negativas e a determinação da morfologia e do tamanho das amostras analisadas, e uma possível visualização.
A coloração em Lactofenol Azul Algodão (LFAA) – O método de coloração com Lactofenol Azul Algodão é usado para preparar exame microscópico de colônias de fungos. É uma técnica que tem a finalidade de visualizar o micélio vegetativo e reprodutor de um fungo filamentoso, como também as características da célula vegetativa e reprodução por brotamentos de leveduras.
Materiais
Alça de Platina
Bico de Bulsen
Água
Piceta
Microscópico
Conta Gotas
Lactofenol Azul de Algodão
Alça de platina
Lugol
Álcool/Acetona
Fucsina
Suabe
Violeta Genciana
Laminas
Amostras Biológicas
Meio de Cultura de Fungos ( já preparado pela Professora)
Escherichia Coli
Staphylococcus Aureus
Procedimentos (cuidados)
Com a Ajuda de um Suabe coletamos uma amostra de E. Coli e colocamos na primeira lâmina passamos então levemente ao fogo até secar.
Com muito cuidado para que nao queimasse a lâmina.
Fizemos esse procedimento em duas lâminas iguais , para que a margem de erros fosse menor. Novamente com a ajuda de um Suabe colocamos uma pequena quantidade da amostra de S.Aureus em uma outra lâmina, passamos no fogo até secar completamente, então fizemos em mais uma lâmina o mesmo procedimento para garantir uma melhor vizualização.
Partimos então para a fase da coloração das lâminas.
Levamos até a pia as lâminas e lá coramos uma a uma , a primeira lâmina com a amostra de E. Coli colocamos com ajuda de um conta gotas, algumas gotas até que a lâmina ficasse completamente coberta de Violeta Genciana, e deixamos agir por 60 segundos.Após 60 segundos retiramos o exesso * de Violeta Genciana da lâmina com a ajuda de uma Piceta de Água com muito cuidado para nao retirar nem arrastar a amostra pela placa . Na mesma placa colocamos algumas